1

Diversos

2- Como Acontece a Gravidez?

 Passo a Passo da Ovulação a Implantação

A gravidez é um sonho para muitas mulheres, mas você sabe como acontece a gravidez? Veremos um passo a passo que explica direitinho todo o processo para que as iniciantes nesse ramo fiquem a par de tudo para consiga o quanto antes engravidar. Tem duvidas de como acontece a gravidez? Então não tire os olhos da telinha.

Todo o processo para que a gravidez aconteça começa no primeiro dia do ciclo menstrual. Com a saída do endométrio (camada de dentro do útero que vira a menstruação), outro ciclo hormonal passa a acontecer. Como já vimos aqui nesse post sobre ciclo menstrual, todo o processo é composto por hormônios que se completam.

Um passo a passo de como acontece a gravidez se inicia aqui, nos hormônios mais precisamente no FSH que é o hormônio folículo estimulante. A partir dele os óvulos são induzidos a sair do repouso no deposito no ovário e começa a crescer. Logo em seguida o estrogênio entra em cena, fazendo então o endométrio engrossar novamente e ajuda o folículo ovariano a crescer ainda mais. Na terceira fase hormonal, entra em cena o LH (hormônio Luteinizante) que faz o folículo amadurecer e ser liberado o óvulo então.

O pico de LH se dá quando o folículo atinge um tamanho bom para começar a amadurecer, normalmente isso acontece com 19 a 21mm. Após o pico de LH o óvulo é liberado e ai sim se a mulher mantiver relações nesse período pode engravidar. A gravidez pode acontecer nos dias férteis que são 7 dias com provável ovulação no 4 dia do período fértil, mas mesmo se mantiver relações no inicio do período fértil ainda sim pode acontecer a gravidez, isso porque o espermatozoide pode ficar lá quietinho só esperando o momento da ovulação para fecundar.
Após a fecundação que acontece nas trompas, o zigoto (nome dado ao óvulo fecundado) faz uma viagem até o útero, esse processo pode levar de 7 a 15 dias. A fecundação é feita por um espermatozoide em um óvulo, após a entrada desse espermatozoide, a camada do óvulo muda e fica impermeável e não entra nem sai mais ninguém! A partir daí então, a magia da vida só vai se completando cada vez mais, pois a multiplicação das células acontece muito rápido. De duas células iniciais, o óvulo e o espermatozoide, outras começam a aparecer se multiplicam muito rápido é impressionante! Se forem liberados dois ou mais óvulos e todos forem fecundados, então a chance de acontecer uma gravidez gemelar é grande!
Quando acontece a gravidez de fato?

Após chegar ao útero, o zigoto ou bebe pode se fixar no endométrio, lembra-se do sangue que sai na menstruação? Então, ele serve como base para fixação do bebê e ai sim acontecer a gravidez propriamente dita. A partir desse ponto o hormônio que detecta a gravidez começa a ser produzido e agora o teste pode positivar! Considere-se grávida!








1- Como Funciona o Ciclo Menstrual e Fases do Ciclo


O ciclo menstrual da mulher é onde começa todo ciclo da vida, quando uma menina menstrua significa que uma vida já pode começar a gerar uma outra vida. Uma gravidez depende da ovulação para acontecer e essa por sua vez da relação sexual para que a gravidez aconteça certo? mas como funciona o ciclo menstrual e como usar as datas do ciclo para conseguir engravidar ou evitar a gravidez?
Podemos começar a analisar como funciona o ciclo menstrual através da duração do ciclo da mulher, se há algum problema que o impeça de transcorrer normalmente e outros fatores. Porém na maioria das vezes o ciclo menstrual tem 3 fases:
  • Folicular
  • Ovulatória
  • Fase Lútea
Todas as fases do ciclo menstrual são estimuladas por hormônios e esses fazem toda a “mágica” acontecer. Todos esses hormônios são estimulados por diversas partes do aparelho reprodutivo, mas são efetivamente lançados no corpo pela hipófise (uma glândula no cérebro). A hipófise é responsável por quase todos os hormônios do corpo tanto do homem como da mulher.

Mas como funciona o ciclo menstrual na prática?

O ciclo menstrual começa na liberação de um hormônio chamado GnRh que é secretado pela hipófise. Esse hormônio por sua vez estimula a produção de outro hormônio chamado FSH (hormônio folículo estimulante). Esse hormônio FSH faz com que os folículos sejam induzidos a crescer e então da lugar a outro hormônio para dar continuidade ao processo ovulatório. Além desse hormônio, outro é necessário para que o útero fique próprio para uma gravidez, então entra em cena o estrogênio que por sua vez é produzido pelos ovários e dão o ar da graça.
O estrogênio ajuda a maturação do folículo para a ovulação e também faz com que o endométrio fique “grosso” o suficiente para que a gravidez seja viável. Sem um endométrio apropriado a gravidez não acontece, mesmo que o óvulo seja fecundado. O estrogênio também é responsável pelo muco elástico que aparece no período ovulatório. Esse muco tem um aspecto diferenciado porque é mais elástico e escorregadio semelhante a clara de ovo, ou pode ser escorregadio como uma baba apenas. Por isso é muito importante saber como funciona o ciclo menstrual, identificar o muco fértil do período é essencial para quem quer engravidar.
Na fase ovulatória o FSh da espaço para o estrogênio e esse por sua vez pode deixar o LH subir já com os folículos dominantes maduros e assim com uma queda nos níveis de estrogênio e uma subida no hormônio LH que é um hormônio luteinizante, faz assim com que os óvulos maduros (1, 2 ou 3 se estiverem maduros) sejam liberados então acontecendo a ovulação em si. Após a fase ovulatória entre em cena a progesterona, ela é responsável pela manutenção do endométrio, e se houve uma fecundação, esse endométrio mais grosso pode permitir uma gravidez. A progesterona alta é a responsável pelos sintomas de gravidez e com o aumento dos níveis após a ovulação pode ser a responsável pelos sintomas que podem aparecer com ou sem gravidez. A progesterona  produzida pelo corpo lúteo alta também é responsável pelo muco esbranquiçado, com consistência de pomada ou aspecto leitoso.

Então, como Calcular o ciclo menstrual e identificar a ovulação?

 Saber como Calcular o ciclo menstrual e identificar a ovulação pode não ser uma tarefa tão fácil assim, existem mulheres que tem o ciclo menstrual irregular com alterações entre eles, um mês pode ser de 30 dias outro de 21 ou outro de 40 dias e ai, nunca dá para saber que dia a menstruação irá aparecer. Porém basta aprender a se conhecer para poder identificar a ovulação para engravidar ou mesmo não ser pega de surpresa pela menstruação.
Normalmente a ovulação acontece de 11 a 14 dias antes da próxima menstruação. Então, se o ciclo menstrual da mulher é regular fica bem fácil. Se for um ciclo menstrual de 28 dias, o dia mais fértil será no 14º dia do ciclo. Se é um ciclo de 30 dias, o dia mais fértil será o 16º dia do ciclo, em um ciclo de 21 dias, o 8º dia é o dia mais fértil. Lembrando que o período fértil é uma semana então deve-se namorar 3 dias antes e 3 dias depois do dia mais fértil. Mas como calcular o ciclo menstruar irregular então?
Há duas formas de calcular o ciclo menstrual irregular de uma mulher e a primeira é o método Billings, esse método consiste em verificar a aparência do muco cervical durante o ciclo . A outra forma é a temperatura basal. Essas duas formas são muito eficientes e podem ajudar a mulher a detectar com mais facilidade o seu período ovulatório e então conseguir engravidar.

 

Um comentário:

My Baby

My Baby